terça-feira, 4 de agosto de 2015

Stramonium, nas visões de Kent e de Boenninhausen

  Stramonium

   Mente: Ao considerar Stram. a idéia de violência vem à mente.

     Não se pode olhar para um paciente que precisa de Stram., Ou que tenha sido envenenado com ele, sem querer saber o tremendo tumulto, a grande revolução que está acontecendo em sua mente e em seu corpo.

     Cheio de emoção, raiva, tudo é tumultuado, violento; o rosto parece selvagem, ansioso, com medo; os olhos estão fixados em um determinado objecto; face corada quente furiosa febre com a cabeça quente e extremidades frias, delírio violento. Em sua ansiedade muitas vezes ele se afasta da luz, quer escuro, é agravado especialmente se a luz é brilhante.

    Febre alta com delírio; o calor é tão intenso que pode ser confundido com Bell., mas, geralmente, é uma febre contínua, apenas em momentos remitente, enquanto a febre intensa de Bell. é sempre remitente.

     Stram. é como um terremoto em sua violência. A mente está em alvoroço; xingando, rasgando as roupas, discurso violento, agitação, Erotomania, expondo a pessoa. Estes sintomas são encontrados em febres contínuas, demência, congestão cerebral. É útil em typhoids violentos.

    É útil na mania que já existe há algum tempo; ataques de mania chegando ao paroxismo, aparecendo com maior ou menor rapidez, de modo que um único ataque seria semelhante a Bell., mas a história os diferencia. Bell. dificilmente seria mais do que um paliativo no primeiro ataque, e a segunda exposição dele não faria nada.

     Quando o delírio não estiver ativo, o paciente tem a aparência de grande sofrimento, a testa enrugada, o rosto pálido, doentio, abatido. Em dores de cabeça este olhar ansioso, indicativo de intenso sofrimento de envolvimento meningeal.

    "Delirium brando, murmurando; violento, tolo, alegre, loquaz, tagarelar incoerente com os olhos abertos; vívido; alegre, com risadas espasmódicas; furioso, delirante, selvagem, tenta esfaquear e morder, com as mais estranhas noções; com excitação sexual, medo como se um cão fosse atacá-lo. "

     Idéias estranhas sobre a formação de seu corpo, que é mal-formado, alongado, deformado; sentimentos estranhos relativos a seu estado físico. Todos os tipos de ilusões e alucinações. Deve-se distinguir entre estes estados. Uma ilusão é uma aparição na visão ou na mente que o paciente sabe que não é verdade.

  Uma alucinação é um estado que parece ser verdade. A delusão é um estado mais avançado, quando o paciente acha que é verdade e não pode ser convencido do contrário. Medo e grande ansiedade em ouvir água corrente.

     Ele vê os animais, fantasmas, anjos, espíritos dos mortos, demônios, e sabe que eles não são reais, mas mais tarde ele está confiante nisso. Ele tem estas alucinações especialmente no escuro. Às vezes ele tem aversão a uma luz brilhante que é dolorosa, e novamente ele deve sentar-se e olhar para uma lareira, mas isso pode causar tosse e outros sintomas.

    "Canta canções amorosas e profere discurso obsceno.

     Louco com angústia, salta da cama, age como se a cama estavsse sendo retirada de debaixo dele.

     Grita até que fica rouco ou perde a voz.

     Geme e grita dia e noite com febre, com formas de mania.

     Precipitado, apressa-se com todo o seu poder, se ele quer ir para outro lugar. "

     Riso violento com expressão irônica no rosto.

     "Criança acorda aterrorizada, não reconhece ninguém, gritos de medo, se apega aos que estão próximos."

     Hyosc. tem delírio maníaco selvagem, mas com muito pouco de febre. Em Stram. existe febre considerável. Em Bell. a febre é no período da tarde e à noite, 21:00 até 3:00, e, em seguida, uma remissão.

   Convulsões violentas envolvendo todos os músculos do corpo, opistótono, distorções violentas, contração dos membros, mordem a língua e sangramento das passagens. Durante espasmos, coberto de suor frio; às vezes quase tão frio como gelo; suor frio na mania; esse recurso só é igualado por cânfora.

     Convulsões histéricas de longa data, associado com problemas da coluna vertebral; pior do susto. Convulsões em pessoas nervosas, excitáveis provocada por medo.

    Convulsões pueerperais e insanidade. Ele tem a natureza séptica. Esses casos acontecendo por um tempo como melancólicos, de baixo astral; ela acredita que pecando afastou seu dia de graça, ainda que ela tenha vivido uma vida correta; triste; imagina coisas estranhas, faz coisas estranhas, até que finalmente o delírio violento vem; ela grita em voz alta; exorta as pessoas a se arrependerem; rosto vermelho e olhos brilhantes; exorta e reza em discurso incoerente. Em tais casos stram. deve ser comparado com Veratr.

    Em congestões cerebrais, o delírio afunda para a inconsciência, o paciente tem a aparência de profunda intoxicação; pupilas dilatadas ou contraidas (em Bell. elas estão dilatadas).

    Estupor marcado, estertores, maxilar inferior caiu. Assim, em tifóide e brandas formas de febre, fedor, escorrimento de sangue da boca e outras passagens.

    Garganta e boca seca, língua seca, inchada, enche a boca, pontiaguda, vermelha como um pedaço de carne, sangramento na boca, restos sobre os dentes, lábios secos e rachados; às vezes sede violenta ainda que tenha pavor de água.

    Copioso Diarreia, involuntário; tympanitic abdômen, micção involuntária.

    Meningite basilar de supressão de descarga do ouvido. A Velha Escola não tem nenhum nenhum remédio para tais casos. Testa enrugada, olhos vidrados, olhar fixo, pupilas dilatadas e dificilmente qualquer febre; dor terrível através da base do crânio e existe uma história de necrose perto da orelha.

    Dor de cabeça violenta de andar no sol, e do calor do sol. Agravado durante todo o dia e à noite, o paciente deve sentar-se devido ao aumento da dor em deitar-se; ele fica pior de cada movimento com choque; olhos fixos e vidrados, rosto vermelho, mas mais tarde é pálida, com os olhos fixos em um canto da sala, imóvel; delirium, diz coisas estranhas. Dor na região occipital.

    Alto grau de inflamação que leva até o fim. Formas de pus, abcessos com dor excruciante (Hepar, Merc., Sil., sulph.). Inflamações catarrais violentas, cruéis, estados sépticos. Abscessos crônicos, carbúnculos, furúnculos, abcessos nas articulações, o quadril esquerdo é uma localidade especial. Muitas vezes você vai ser capaz de abortar um caso de doença, e mesmo quando pus está presente ou aberturas fistulosas tem se formado é muito útil. Plenitude, supuração e dor nas cartilagens.

    Stram. stands alone among the deep acting remedies, in its violence of mental symptoms. Stram. cures eye troubles and irritation of the brain from overstudy; in students who are obliged to do much night work to keep up with day lectures. The patient seems almost blind; there is much pain in the eyes in dim light, relieved in intense light. The mental symptoms, cough, headache, etc., are worse from light.

    "Dryness of throat and fauces, not benefited by any sort of drink.

   Stram. está sozinho entre os remédios de atuação profunda, em sua violência dos sintomas mentais. Stram. cura problemas oculares e irritação do cérebro de estudar demais; em estudantes que são obrigados a fazer muito trabalho noturno para acompanhar aulas de dia. O paciente parece quase cego; há muita dor nos olhos com pouca luz, aliviado na luz intensa. Os sintomas mentais, tosse, dor de cabeça, etc., pioram com a luz.

    "A secura da garganta, não se beneficiou de qualquer tipo de bebida.

    Deglutição difícil e impedida com dor aguda na garganta, com dor nas glândulas submandibulares com convulsões; particularmente fluidos de constrição da garganta. "

    Sufocando ao tentar engolir água. Ele tem feito um bom trabalho em hidrofobia. (Hyosc., Bell., Canth., Hydroph.)

    Em casos antigos de supuração dos pulmões, onde a tosse é pior ao olhar para a luz, Stram. é muitas vezes um grande paliativo e não causa irritação.

    Retenção de urina, não pode passá-la se não há mais tensão muscular; homens velhos que perderam o poder sobre a bexiga, corrente flui lentamente, não pode se apressar.

    Afecções cardíacas com grande constrição do peito, irritabilidade mental, delírios quanto à identidade pessoal, incapacidade de dormir no escuro, uma grande ansiedade quando em um trem passando por um túnel, pulso irregular, coração fraco.

   Sono cheio de sonhos e tumulto.

    

     Copyright © Robert Séror 2000
    Mise en page Copyright © Sylvain Cazalet 2000
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
BŒNNINGHAUSEN'S CHARACTERISTICS
MATERIA MEDICA
by
C. M. BOGER, M.D.

  
Stramonium
[Stram.]


Mente .-- fenômenos extremamente variáveis. Alterna delírios de vários tipos, temor, loquaz, liderança, ridículo, com orgulho, etc. brincadeiras engraçadas alternando com triste comportamento. Rindo alto alternando com triste comportamento. Rindo alto alternando com gemendo e se lamentando. Coisas engraçadas alternando com seriedade. Premonições de morte alternando com ataques de raiva. Fúria ingovernável com grande violência, uivando, gritando e golpeando ao redor. Delírios violentos com fantasias assustadoras, visões, tremores e espasmos clônicos. Distúrbios mentais de bêbados. Ansiedade extraordinária. Baixo-astral, com choro e medo da morte. Melancolia. Inconsolável sobre ninharias. Incessante conversa ociosa. Inquietação constante. Desejo de memória. Insensível às impressões mentais. Desejo de luz, companhia e luz do sol. Ilusões de fantasia. Afetação.

Sensorium .-- Cambaleando, vertigem entorpecedora, com desaparecimento da visão e da audição, e dor de cabeça. Sensação de luz na cabeça. Desmaios, com a garganta seca, e uma face pálida, seguida por uma face vermelha.

Cabeça .-- quente, com um rosto vermelho brilhante, mãos e pés frios, espasmos convulsivos do corpo a cada toque, e aversão a descobrir-se. Congestionamento extraordinário da cabeça. Dor de cabeça, com desaparecimento de visão e audição. Calor e latejamento no topo. Com desaparecimento de visão e audição. Calor e latejamento no topo, com ataques de desmaios. Movimentos convulsivos, muitas vezes levanta a cabeça do travesseiro, ou move-a para lá e para cá. Meningite. Hidrocefalia. Pior: Toque. Melhor: deitado silenciosamente.

Olhos .-- vermelhos, inflamados. Olhos fixos, espumantes. Distorções das pálpebras. Inflamação dos bordos das pálpebras. Dilatadas pupilas insensíveis. Visão curta. Ilusões de visão e audição. Objetos ao redor aparecem em azul.

Cara .-- Alternando pálida e profundamente vermelha, inchada, empolada. Semblante estúpido, desordenado. A ansiedade e o medo são expressos em semblante e ações. Pregas e rugas profundas. Semblante desperdiçado. Distorção da boca. Uma listra amarela em parte vermelha do lábio.

Dentes .-- Inclinação a rangerem.

Boca .-- seca. Espuma sangrenta na. Dificuldade de deglutição por constrição espasmódica e ressecamento da garganta. Inchaço e paralisia da língua. Gagueira com contorção do rosto. Afonia completa.

Estômago .-- Ansiedade na fenda com respiração oprimida.

     Soluço, espasmódico.

     Vômito de muco ácido ou bile verde.

     Apetite: Violenta sede. Medo ou aversão à água e todos os fluidos.

     Paladar: Amargo, na boca. Insipidez da comida, ele não sente gosto em nada.

Abdômen .-- duro, tenso, distendido. Dolorosos movimento e toque. Espasmo histérico. Cólica, como se 'umbigo seria arrancado, e diarréia.

Fezes .-- Retidos. Cadavérico, fedendo. A descarga de sangue do ânus.

Urina .-- suprimida. Descarga involuntária.

Feminino .-- Menstruação: Aumento, de sangue coagulado preto. Terminou fedor do corpo durante. Hemorragia uterina.

Tosse .-- Periodicamente ataques recorrentes de tosse seca indolor, como ladrar de cão, espasmódica, em um tom estridente, guinchos excitados por constrição da laringe e do peito.

Respiração .-- Difícil, oprimida. Suspiros frequentes.

Laringe .-- constrição de, e de músculos do peito. Voz em gritos estridentes.

Peito .-- espasmo dos músculos. Secreção muito profusa de leite em mulheres a amamentar.

Costas-- Dobradas para trás.

Extremidades inferiores .-- Ele cai sobre os seus próprios pés.

Generalidades .-- Tremores de membros (também em bêbados). Aumento e mais fácil a mobilidade dos músculos voluntários. Movimentos graciosos. Contração muscular nos membros. Rastejando nos membros. Ataques espasmódicos. Convulsão. Coréia. Eclâmpsia. As convulsões são excitadas pelo toque de calor, bem como por objetos brilhantes e luz. Consciência, com rigidez e imobilidade do corpo ou com espasmos clônicos. O corpo é dobrado para trás e a aparência distorcida. Insensível. Indolores a maioria dos sintomas.

Pele .-- Efeitos de erupções suprimidas.

Sono .-- fantasias assustadas durante sonolência paralisante, com o ronco. Acorda assustado.

Febre .-- Pulso: Extremamente irregular, principalmente cheio, duro e acelerado, em seguida, novamente pequeno e rápido, às vezes lento e quase imperceptível, também intermitente e tremulo. Resfriado, e frieza universal, muitas vezes longamente continuada, com um rosto vermelho e espasmos. Extraordinariamente sensível a descobrir-se. Correndo pelas costas abaixo. Frieza Universal em tarde, depois de calor anterior de cabeça e no rosto seguido por calor geral. Febres inflamatórias com delírios. Calor de corpo inteiro com cores vivas vermelhidão do rosto e principalmente com o suor concomitante. Cara vermelha, quente, com as mãos e pés frios. Calor ansioso, com vômitos. Suor: profuso em todo o corpo, até mesmo com o calor, com grande sede. Apenas calor ofensivo, com grande sede. Oleosass, ofensivas, gerais, constipações. Abundante, à noite.

Relacionamento .-- Remédios Aliados:. AP, Bell, Cham, Cic, Gel, Inferno, Hyos, Ign, Nux-v, Op, Plb, Verat-a...........

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para que possamos melhorar o blog. Sugestões e críticas construtivas são muito bem aceitas e sempre que possível incorporadas a nosso trabalho. Felicidades para você e muito obrigado pela visita e pelo comentário. + English English English English >>>
Your comments are very important to us. They help us making the blog better. Thank you and come other times!