O exame físico feito pelo cardiologista veterinário do HCV, revelou – arritmia, ausência de sopros e de edema, pulso forte, cheio e irregular.
Medicação prescrita no momento pelo outro colega – Procainamida.
Em 30/07/92 teve uma convulsão, com ataxia, flexão dos carpos, hemiparesia esquerda e perda da capacidade de reconhecer as pessoas de seu convívio. Só havia tomado a Procainamida nesse dia.
Em 01/08/92 a colega me abordou ao sair de uma aula da Faculdade, preocupada com a situação do Apolo, implorando-me que lhe desse uma homeopatia para o caso – missão difícil, já que se tratava de um paciente lesional grave, com o envolvimento de um órgão nobre.
Tratava-se de um animal calorento e os problemas dermatológicos sempre agravavam no tempo quente.
Doenças anterior: pio dermatite por estafilococos desde os 6 meses de idade, controlada por medicação variada.
ECG – revelou taquicardia ventricular multifocal.
SINTOMAS ESCOLHIDOS: fraqueza de memória, hemiplegia após apoplexia, paralisia unilateral após apoplexia, agravação pelo calor, inflamação do coração, palpitação tumultuosa.
PRESCRIÇÃO HOMEOPÁTICA: REMÉDIO NA POTÊNCIA CH30 … XX / 20 cc – 3 gotas de 1-1h, no dia . Após a melhora, passar para 5 gotas 1-2 x dia.
EVOLUÇÃO: No dia 3 ligou informando-me que o animal havia melhorado, caminhava melhor, comia e já reconhecia as pessoas. No dia 4 fez outro ECG de controlo que evidenciou um ritmo sinusal em todas as derivações, sem qualquer batimento ventricular prematuro, como ocorrera no 1º exame.