terça-feira, 29 de setembro de 2015

Homeopatia: Bom para a saúde dos seres vivos, melhor para o meio ambiente

Homeopatia para curar plantas? Sim. Pode até parecer estranho, mas essa é uma técnica já utilizada na agricultura, que contribui para o desenvolvimento mais saudável da planta de maneira sustentável, sem deixar resíduos nem contaminar o solo.
Método cada vez mais estudado no meio acadêmico, alguns autores consideram que o próprio Samuel Christian Frederick Hahnemann, idealizador desse sistema terapêutico em 1796, já previa sua aplicação a todos os seres vivos, inclusive aos vegetais. Experimentações de preparados homeopáticos já foram realizados, inclusive, no solo e na água, indicando o potencial inerente da homeopatia em acessar a auto-organização dos sistemas vivos e, por isso, ser uma ciência aplicada ao ambiente.
Utilizada por uma corrente da medicina no tratamento da maioria das doenças, a homeopatia trata o paciente com doses bem pequenas de uma substância que, se administrada em doses altas em pessoas sadias, provoca sintomas semelhantes aos da doença. Seu objetivo é usar a capacidade de reação do organismo para estimular suas defesas contra os agentes patogênicos, vírus ou bactérias, e ajudar na recuperação do equilíbrio.
Na agricultura, o cultivo homeopático não trata exclusivamente uma determinada praga ou doença, mas a planta como um todo, mesmo quando ela está saudável, aumentando sua imunidade e tornando-a mais resistente a condições impróprias. Além disso, os preparados homeopáticos utilizam reduzidas quantidades de matériaprima e não deixam resíduos sólidos, não prejudicando o ambiente, os animais, os seres humanos ou as próprias plantas.
Pioneiro entre os jardins botânicos brasileiros, o Jardim Botânico de Belo Horizonte desenvolve, desde 2003, atividades e projetos de avaliação do uso de medicamentos homeopáticos em plantas, e tem se destacado, inclusive internacionalmente. Atendendo às normas legais (Lei 10.831, de 23 de dezembro de 2003, e Instrução Normativa 64, de 18 de dezembro de 2008) que regem a produção orgânica no país e estimulam o uso de preparados homeopáticos, o Jardim Botânico vem adotando tratamentos não poluentes nas intervenções fitossanitárias.
meioambiente2
“O cultivo homeopático não trata exclusivamente uma determinada praga ou doença, mas a planta como um todo”
De acordo com a engenheira agrônoma Marina Portugal Torres, coordenadora dos trabalhos de homeopatia em plantas no Jardim Botânico de BH, o uso desse método nos vegetais vem crescendo em todo o mundo, e o Brasil é um dos países que mais publicam artigos científicos nessa área. “Em nossa experiência cuidando das plantas no Jardim Botânico da Fundação Zoo-Botânica, temos nos surpreendido com resultados bastante interessantes. Nos últimos anos desenvolvemos mais de 80 trabalhos e projetos com a ajuda de pesquisadores, estagiários e voluntários”.
Nesse sentido e visando ao incremento dessas práticas alternativas, a Fundação Zoo-Botânica está trabalhando também na construção de uma clínica fitossanitária, que inclui um laboratório de homeopatia, e também na implantação, na área de visitação do Jardim Botânico, de um jardim homeopático, onde serão expostas plantas, minerais e animais (estes em forma de esculturas) utilizados no preparo de medicamentos homeopáticos.
Além de divulgar a ciência da homeopatia, esse jardim terá como finalidade a sensibilização dos visitantes sobre a importância da produção orgânica e seu relevante papel na preservação da biodiversidade, e ainda vai deixar explícita sua fácil utilização por todos. Assim como a produção orgânica, a homeopatia é uma técnica que pode ser aplicada em casa, segundo a agrônoma e doutoranda na área de cultivo homeopático da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Fernanda Coutinho.
No caso da homeopatia, basta o interessado procurar a orientação de agrônomos homeopatas, instituições ou pequenos produtores que já trabalham com esse tipo de cultivo para saber quais são os medicamentos que devem ser utilizados em quais plantas. A maioria é facilmente encontrada. Alguns são os mesmos utilizados por seres humanos e vendidos em farmácias especializadas, mas também existem aqueles produzidos especificamente para os vegetais.
Fernanda ainda afirma que, a cada dia, mais agricultores se interessam pelo cultivo homeopático. “São produtores preocupados em recuperar e resguardar o meio ambiente e valorizar a qualidade de vida. Isso se vê, principalmente, entre os pequenos agricultores, com pouco capital. Por tudo isso, acredito num futuro promissor, no qual a Homeopatia se torne um caminho para a agricultura ecológica, saudável e até mesmo natural”.
meioambiente3
EDUARDO HERMETO
Gestor ambiental
eduardohermeto@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para que possamos melhorar o blog. Sugestões e críticas construtivas são muito bem aceitas e sempre que possível incorporadas a nosso trabalho. Felicidades para você e muito obrigado pela visita e pelo comentário. + English English English English >>>
Your comments are very important to us. They help us making the blog better. Thank you and come other times!