quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Homeopatia para traumatismos, lesões e dores – Kit de primeiros socorros


Aprenda a usar remédios homeopáticos para torções, pancadas, dores articulares, fraturas, distenções e outras. Eles são fáceis de usar e muito eficientes

Com efeitos notáveis, os remédios homeopáticos podem ser utilizados em praticamente todos os tipos de doenças, e em inúmeros tipos de lesões, contusões e dores (Wikidudeman/Wikimedia Commons)
Com efeitos notáveis, os remédios homeopáticos podem ser utilizados em praticamente todos os tipos de doenças, e em inúmeros tipos de lesões, contusões e dores (Wikidudeman/Wikimedia Commons)
Nos artigos anteriores sobre homeopatia, falamos de modo geral sobre os princípios homeopáticos e sobre o uso da homeopatia em esportes e lesões.
Hoje falaremos diretamente sobre como usar remédios homeopáticos acessíveis para sanar dores (crônicas ou agudas), torções, traumatismos, distenções e outros problemas que acometem os sistemas muscular e esquelético.
A homeopatia é extremamente simples, segura e fácil de usar, contanto que algumas regras sejam observadas:
Selecione cuidadosamente o melhor remédio que se aplica à maioria ou a todos os seus sintomas;
Para primeiros socorros, se um remédio não funcionar dentro de duas a seis horas, tente algo diferente ou procure ajuda profissional;
Pare de usar o remédio homeopático uma vez que o problema tenha sido sanado;
Caso haja alguma piora nos sintomas ou alguma reação indesejada, descontinue o uso do remédio utilizado;
Não coma ou beba imediatamente antes ou depois de tomar um remédio homeopático; espere por pelo menos cinco minutos;
Armazene os remédios longe da luz do sol, longe de equipamentos eletrônicos, micro-ondas, telefones celulares e computadores.
Remédios homeopáticos corretamente armazenados podem durar indefinidamente.
A homeopatia tem uma pegada de carbono extremamente pequena. É ecologicamente segura, amiga do meio-ambiente e não irá prejudicar a vida selvagem.
O tratamento com homeopatia é extremamente suave, com um excelente perfil de segurança. Os seguintes remédios homeopáticos têm registros comprovados por serem incrivelmente úteis na prevenção e tratamento de lesões.
Arnica montana
Arnica é essencial para todas as formas de traumas, incluindo lesões nos tecidos moles, quedas, pancadas, machucados, contusões, entorses, distensões, ossos quebrados, excesso de esforço, estresse mental, choques e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Arnica é um item essencial para qualquer kit de primeiros socorros esportivos. A arnica pode ser útil no momento agudo da lesão ou mesmo anos depois, para lesões que não se curaram completamente.
Ruta graveolens
A ruta é altamente eficaz em casos de machucados e contusões em ossos, articulações e tendões que apresentam feridas, e onde a pessoa experimenta dores e agitação. A ruta tem uma afinidade especial pelos tendões flexores dos tornozelos e punhos. Ela é útil em lesões na cartilagem e feridas no periósteo. A ruta é útil em casos de dores no nervo ciático, quando as dores são piores à noite, quando se está deitado, para claudicação persistente e para fraqueza após entorses e distensões.
Symphytum 
Symphytum é particularmente útil em lesões nos ossos, cartilagens e periósteo quando há dor excessiva. É ótimo para lesões antigas que não cicatrizaram muito bem. É útil em fraturas e ossos quebrados onde há sensação de formigamento e pontadas que persistem mesmo após a lesão ter cicatrizado. Symphytum é conhecida por sua habilidade de ajudar a curar luxações e fraturas.
Hypericum perforatum
Hypericum é um dos melhores remédios para nervos machucados, especialmente em áreas sensíveis como os dedos das mãos, dos pés e em baixo das unhas. É útil em lesões de esmagamento, lacerações dolorosas e quando dores agudas, penetrantes, violentas e intoleráveis estão presentes. É útil em casos de lesões no cérebro e na medula espinhal. Hypericum pode ser usado quando o machucado esta mais sensível do que parece. Ele também pode ser útil no pós-operatório de lesões nos nervos ou após extrações de dentes.
Rhus toxicodendron
Rhus tox é útil em casos em que há dor e rigidez muscular e articular. Rhus tox ajuda em distensões e estiramentos causados por esforço excessivo ou por ter suportado excesso de peso (uma criança de cavalinho, malas pesadas, halteres muito pesados etc).
Uma de suas características é o reumatismo, que piora no clima frio, úmido ou chuvoso. As dores são normalmente piores à noite e a pessoa não consegue achar uma posição confortável para descansar.
Rhus tox ajuda em casos em que os músculos se contraem excessivamente e onde há uma sensação de formigamento ou dormência nas partes afetadas. Rhus tox pode ajudar em casos de dor no nervo ciático que melhoram com calor e com exercícios contínuos.
Bryonia alba
Pacientes que tem perfil típico para ter bryonia alba como remédio indicado não querem ser incomodados. Eles não querem ser tocados. Eles têm dores severas, como no caso de músculos e articulações avermelhadas, quentes e inchadas. As estruturas afetadas pioram com qualquer movimentação e a pessoa afetada tem a tendência de manter as áreas machucadas completamente imobilizadas. Qualquer pequeno movimento causa pontadas e dores lancinantes.
A bryonia ajuda em casos de bursite, quando há envolvimento de toda a cápsula articular e mesmo o menor dos movimentos é intensamente doloroso. A bryonia ajuda em casos de dor no nervo ciático que melhoram quando se deita virado para o lado que dói. Ajuda em casos em que os joelhos estão duros e dolorosos e que pioram com a mínima movimentação.
Os remédios homeopáticos mais comuns e fáceis de se utilizar para lesões esportivas ou para problemas no sistema músculo-esquelético foram apresentados acima. Se apenas as medidas de primeiros socorros não forem suficientes para trazer uma rápida solução dos sintomas e uma reabilitação tranquila, a consulta com um especialista pode se fazer necessária.
Estas informações não tem a intenção de substituir os cuidados de um médico habilitado. Sempre busquem uma avaliação e um diagnóstico corretos após uma lesão.
O Dr. Whitmont é um médico homeopata clássico com clínica em Rhinebeck, N.Y., e na cidade de Nova York. Seu site é Homeopathicmd.com